BACICH, Lilian; Moran, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
📒 Este livro reúne diferentes autores e autoras que apresentam práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo dos estudantes, além de discutir as teorias que embasam essas práticas. Importante para educadoras e educadores inovarem em suas metodologias numa perspectiva atual.
CELMA, Jules. Diário de um Educastrador. São Paulo: Summus Editorial,1979.
📒 Este livro apresenta um professor de sala, na França, que experimenta oferecer total liberdade aos seus pequenos estudantes e relata em seu livro em detalhes esta experiência.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
📒 Toda obra de Paulo Freire é dedicada a pensar a pedagogia com muita profundidade e com a liberdade como um valor permanente.
FROMM, Erich. O medo à liberdade. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
📒 Dentro desta linha este livro é um dos grandes clássicos, necessário ao estudo da pedagogia para liberdade.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, nº 5, 1995: p. 7-41.
📒 O artigo apresenta o pensamento desta importante pensadora feminista em diálogo com a ciência e a produção cientifica, fundamental para pensarmos a liberdade em oposição a opressões como o machismo patriarcal.
KORCZAK, Janusz. Como amar uma criança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
KORCZAK, Janusz. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus Editorial, 1981.
📒 Os livros de Korczak são clássicos da pedagogia, ligados a uma das experiências mais profundas de educação livre e democrática, dos orfanatos autogeridos por suas crianças.
LOVATO, Antonio; FRANZIM, Raquel (Orgs.) O ser e o agir transformador. Para mudar a conversa sobre educação. São Paulo, Instituto Alana: Ashoka Brasil, 2017.
📒 Este livro traz diferentes experiências escolares brasileiras muito especiais, reconhecidas como Escolas Transformadoras, merecem atenção ao se falar de escolas livres, pois todas elas possuem a liberdade como um grande valor
NEILL, Alexander. Liberdade Sem Medo: Summerhill. São Paulo: Editora Ibrasa, 1968.
📒 Um dos maiores clássicos da história da educação livre, democrática, um profundo relato de uma experiência escolar completamente gerida pelas crianças.
ROGERS, Carl R. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.
📒 Este livro é um clássico dentro da história da educação para a liberdade, no qual o psicólogo discute com profundidade concepções livres de aprendizagem.
SINGER, Helena. República de crianças: sobre experiências escolares de resistência. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
📒 Este livro é um dos pioneiros no Brasil na pesquisa de experiências escolares de resistência.